INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Cada vez mais empresas de todos os setores estão aderindo às iniciativas de transformação digital e aproveitando oportunidades geradas a partir desse novo contexto. O escopo dessas mudanças é bastante amplo e, normalmente, abrangem os processos, os produtos, as pessoas até mesmo o modelo de negócio como um todo. No entanto, é muito importante entender que, além das vantagens e oportunidades, existem riscos e cuidados que devem ser abordados durante a formação das estratégias para introduzir transformação digital de forma sistemática. Mas afinal, quais os processos e atividades chaves são mais relevantes ou que trarão maiores resultados para minha empresa? É exatamente aqui que entra o nosso trabalho.

Com base na perspectiva de processos e resultados, vamos estudar, mensurar, analisar e entender quais são as reais necessidades da empresa para formatar estratégias ideais de transformação digital e aplicação de sistemas de informação. Como resultado, nossa busca é alinhar as tecnologias preexistentes com implementações de melhoria para aumentar seu controle e domínio sobre os processos, bem como ampliar a geração informações relevantes para tornar sua tomada de decisão mais rápida, mais prática e mais precisa, por meio da adoção de tecnologias que, de forma natural, serão adaptadas à sua cultura organizacional. Acreditamos que quanto mais fluido e objetivo, mais fácil a adaptação das equipes à mudança.

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"A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência." (Bill Gates)

Estratégias de transformação digital dependem muito do estado de desenvolvimento da empresa e pode ser abordada de muitas maneiras. Uma dessas abordagens, e talvez a que demande maior volume de transformação, é o emprego de novas tecnologias em processos tradicionais, tornando o controle das operações mais eficaz, o que se traduz em maiores resultados operacionais e, logo, em mais lucro. Outra forte vertente são os Negócios Digitais, completamente embasados em experiencia digital para os clientes, escalonáveis e que oferecem produtos ou serviços digitais como uma fusão entre as estratégias de TI e estratégias de negócios para gerar monetização por meio dos mais diferentes escopos e abordagem de negócio. Mas o aspecto que molda substancialmente todas essas estratégias transformacionais, independente das dimensões estruturais, é a mudança centrada em novos modelos para criação e geração de valor.

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"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas." (Steve Jobs)

Muito embora o assunto em pauta seja altamente tecnológico, o elemento chave para o processo de transformação digital são as pessoas. São as pessoas da empresa que farão a transição de modus operandi, que controlarão as máquinas, hardwares e softwares, que analisarão os resultados apontados e traduzirão em decisões para ações de melhoria e para o crescimento. Mas é claro que para que isso aconteça, as pessoas também necessitarão desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes para o novo contexto proposto. A realidade é que cada vez mais as pessoas serão fundamentais para que as empresas consigam excelentes resultados por meio das transformações digitais. Como muitas pessoas e empresas precisam e pretendem ingressar nesse movimento de mudança cultural, proporcionada pela transformação digital, seguem abaixo algumas dicas essenciais para sua arrancada inicial. O mais importante aqui é entender onde, como e por quais razões você precisa começar essa ainda jornada hoje.

1 – Gerenciar processos, pessoas e atividades de rotina

É fundamental a gestão dos processos para compreender as demandas de entradas, os fluxos operacionais e as saídas resultantes de cada processo chave, para gerar informações relevantes e analisar os resultados alcançados. Mapeie detalhadamente esses fluxos, identifique as pessoas necessárias, os procedimentos e a infraestrutura atual necessária para fluidez do processo.

2 – Possibilidades tecnológicas

Verifique no mercado, nos clientes, nos concorrentes e mesmo nos lugares que você frequenta quais são os recursos tecnológicos utilizados. Seja curioso, questione, vá até os locais saber como funciona, quais os resultados obtidos, exercite o famoso ”Benchmarking” para selecionar aquelas ferramentas que possam agregar valor em curto, médio e longo prazo. Considere como você pode tirar proveito de cada ferramenta de forma prática. Observe redes sociais, modelos de atendimento, experiências dos usuários, processamento dos dados, uso de metadados e inteligência artificial, tecnologias em dispositivos móveis, automações inteligentes, plataformas de geração de leads, entre outros.

3 – Gerar ideias

Junte as principais lideranças e os principais envolvidos dos processos chaves para, de forma disruptiva, explorar e criar novas ideias em torno das operações dos processos existentes. Como fazer o que devemos fazer de uma formar completamente diferente? Coloque-se no lugar do cliente, qual será sua experiência? Quais os resultados devemos gerar? Qual valor entregaremos ao cliente? Que problema resolveremos? Para conseguir dar andamento de forma estruturada, utilize modelos como BMC (Business Model Canvas), VPC (Value Proposition Canvas), bem como iniciativas de “brainstorming”, design thinking e “Labs” para focar na geração essas novas ideias e buscar novas soluções.

4 – Planejar seus primeiros passos

Se faz necessária uma análise crítica sobre os resultados gerados no processo de ideação e sobre possíveis adaptações e/ou inclusões das novas tecnologias observadas, bem como sobre os novos cenários e impactos nos resultados. Nesta etapa deve-se estabelecer objetivos, metas e planos de ação claros, com detalhes de execução de cada uma das melhorias necessárias, incluindo itens de prevenção para problemas potenciais.

5 – Testar as mudanças

Ponto chave para avaliar o que deu certo ou errado no futuro é mensurar os resultados provenientes de cada mudança implementada. Crie uma espécie de “controle de testes” para evidenciar cada ponto relevante dessa nova jornada. Identifique como era antes, como foi a mudança e como as implementações incidiram no novo processo.

6 – Priorizar decisões

Priorize suas decisões de investimento ou alocação de recursos. Utilize o modelo de “roadmap” das ações planejadas, para que a transformação ocorra de forma orientada nos âmbitos de processos, produtos, negócios e experiência do usuário, de acordo com seu “masterplan”.

7 – Engajar os envolvidos nos projetos

É extremamente importante o engajamento das lideranças e dos colaboradores que farão parte dessa transformação. Comunique todos sobre cada passo que a empresa dará e sobre os caminhos exatos que as pessoas deverão seguir para que, em conjunto, as estratégias planejadas sejam executadas de forma natural.

8 – Mudança Cultural

Engajamento das lideranças significa muito pouco sem o engajamento das pessoas. Promover uma nova cultura organizacional na uma empresa é tarefa árdua, contínua e requer total envolvimento de todos os stakeholders.

9 – Pessoas e habilidades

As mudanças oriundas da transformação digital podem acarretar numa lacuna entre as habilidades preexistentes em sua equipe e as habilidades que a nova realidade requer. Desse modo, um plano de treinamentos aos envolvidos, que corra em paralelo às implementações necessárias, é que irá promover as qualificações e as novas skills do seu time. Ou seja, você não necessariamente precisa de um novo time, mas sim, seu time precisa desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

10 – Mude rápido e adapte rápido

As mudanças nessa transição não se limitam aos seus processos, produtos e pessoas, mas também geram impacto na experiência do usuário, seu cliente. Dessa forma, é importante ressaltar que se inicia um processo de implementação, adaptação e aceitação. Nesse contexto, esteja vigilante aos ajustes necessários, receba com atenção o “feedback” dos seus clientes e observe se não existe, na própria mudança, inovações significativas a serem adaptadas.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É UM PROCESSO CONTÍNUO

A transformação digital é um processo e não simples iniciativa de investir em tecnologia. Dessa forma, as empresas devem internalizar o conceito, prática e abraçar a inovação. Compreender que inovar não é mera atividade pontual e sim cultura. A inovação continuada é a chave para gerar vantagens competitivas capazes de manter a organização viva e atuante em seu mercado. Mas acima de tudo, a ideia de inovação e transformação digital é criar um ambiente igualitário de geração de ideias, sugestões e de colaboração dos envolvidos nos processos, onde é permitido idear, criar, testar, errar, acertar, aprender, adaptar e medir resultados, sempre em busca de melhorias. O foco não é uso de tecnologia como forma de disrupção, mas sim para expandir de forma estratégica o potencial da empresa visando produtividade e eficiência.

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"Às vezes, quando você inova, você comete erros. É melhor admiti-los rapidamente, e seguir em frente para melhorar suas outras inovações." (Steve Jobs)

Saiba mais sobre Transformação Digital acessando os links a seguir:

Harvard Business Review BR - A Transformação Digital não se limita à tecnologia

Mundo Mais Tech - Empresas com sucesso em Transformação Digital

CIO - 5 dicas essenciais para sobreviver à Transformação Digital

Wikipedia - Transformação Digital

Go Back Log - Transformação Digital Não Disruptiva

Por João Paulo Rossoni Búrigo

Postado em 15/07/2020

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